Especialista revela por que investir na presença online é a chave para o sucesso nas vendas de fim de ano.

No mundo empresarial, há uma grande preocupação, principalmente pelas pequenas empresas, em investir em tecnologias e arriscar o desempenho e o orçamento do negócio.

Mesmo assim, 43% das pequenas empresas ainda apostam em novas ferramentas tecnológicas para melhorar a sua produtividade e eficiência.

Nesta reta final de ano, essas tecnologias podem impulsionar os negócios e até ser um diferencial competitivo.

O e-commerce, por exemplo, ganha destaque no Brasil e, ainda neste ano, a expectativa é que o faturamento seja de R$ 205,1 bilhões de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Consequentemente, o aumento da competitividade no meio online faz com que as empresas precisem adotar estratégias para ganhar destaque.

De acordo com a sócia e CEO da Simples Inovação, Daniela Torres, investir na presença das marcas no meio virtual nunca foi tão necessário e acessível.

Apesar disso, Torres explica que “antes de aderir a qualquer ferramenta, é preciso avaliar a compatibilidade com seu produto, a mão de obra interna para gerenciamento, o orçamento e a mensuração de resultados no curto e médio prazo. É importante entender as tendências do mercado, mas não é porque determinada estratégia trouxe resultados para o concorrente que necessariamente funcionará para todos”.

Diante disso, veja algumas sugestões de ferramentas acessíveis para que as empresas otimizem suas vendas nos ambiente online:

  1. Inteligência artificial: para o e-commerce, fazer uso dessas ferramentas incorpora novas possibilidades de suporte durante a jornada de compra, capazes de automatizar processos, melhorar a interação com os clientes, analisar dados de usuários para oferecer promoções mais certeiras, entre outras funções; 
  2. WhatsApp Business: através dessa tecnologia é possível gerenciar diversas conversas com clientes e ter uma interação personalizada de maneira ágil, o que melhora a experiência de compra do usuário;
  3. Serviços de Nuvem: são ferramentas mais seguras, já que as informações são criptografadas e estão menos suscetíveis a complicações de vazamentos de dados.
  4. Google Analytics: com essa ferramenta é possível visualizar o comportamento dos usuários na plataforma em questão, além de dados sobre tráfego e desempenho, permitindo que os gestores possam traçar ações estratégicas mais direcionadas. 

Fonte: Portal Contábeis (Com informações da Agência NoAr)

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